Psicologia

O que é

A Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e comportamentais do Ser Humano, bem como das suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da Psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.
A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento Humano. Deste modo, é função do(a) psicólogo(a) tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e funções cognitivas. Para o efeito, complementa a sua ação utilizando ferramentas e estratégias que lhe permitem analisar os fenómenos comportamentais e psíquicos dos pacientes.

Indicações

  • Crianças: Perturbações do comportamento; Perturbações de ansiedade; Medos e Fobias; Dificuldades de aprendizagem; Défice de atenção e concentração; Défice de auto-estima e autoconfiança; Hábitos disfuncionais. Crianças com Necessidades Educativas Especiais.
  • Adolescentes: Perturbações do comportamento; Perturbações de ansiedade; Fobias; Dificuldades de aprendizagem; Défice de atenção e concentração; Défice de auto-estima e autoconfiança; Labilidade emocional.
  • Jovens: Perturbações de ansiedade; Fobias; Depressão; Doenças psicossomáticas; Gestão de stress e emoções; Abuso de substâncias; Perdas, luto e melancolia.
  • Adultos: Perturbações de ansiedade; Fobias; Depressão; Síndrome de Burnout; Gestão de stress e emoções; Stress Pós-traumático; Doenças psicossomáticas; Abuso de substâncias; Perdas, luto e melancolia; Doença crónica; Doenças neurodegenerativas.
  • Idosos: Perturbações de ansiedade; Fobias; Depressão; Gestão de stress e emoções; Stress Pós-traumático; Doenças psicossomáticas; Perdas, luto e melancolia; Doenças neurodegenerativas.

Intervenção

O tipo de intervenção que pode esperar tem sempre por base um estudo pormenorizado do paciente, através de uma visão holística que contempla corpo-mente-espirito. O Ser Humano é complexo e resulta de uma perfeita combinação entre a genética e o meio, por isso somos seres biopsicossociais.
De acordo com essa análise global surge uma avaliação inicial que leva à definição de um tipo de intervenção ajustada às necessidades daquela pessoa.
O processo terapêutico desenrola-se mediante um diálogo ativo e consciente entre o terapeuta e o paciente, com o objectivo de dotar o paciente de ferramentas e estratégias que lhe permitam lidar eficazmente com o seu problema.
As consultas podem decorrer em formato presencial ou online, conforme for mais vantajoso para o paciente. Em ambas as situações, está garantido o escrupuloso cumprimento do código deontológico disponibilizado pela OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses).

Duração de Tratamento

As sessões têm duração de 60 min, sensivelmente, sendo que quando complementada com outras técnicas poderá ser um pouco mais extensa.
A frequência com que as sessões decorrem é variável, consoante a problemática associada e o tipo de intervenção que cada paciente necessita.