Medicina Energética
O que é
“A Medicina Energética traz vitalidade quando estamos cansados, saúde quando estamos doentes e alegria quando estamos em baixo” – Donna Eden
O modelo de Medicina Energética Eden Energy Medicine (EEM) foi desenvolvido ao longo de mais de 35 anos por Donna Eden, uma extraordinária terapeuta norte-americana que nasceu com a capacidade de ver a energia do corpo humano tão claramente como tu estás a ver as letras deste texto.1
O modelo EEM reconhece e compreende o corpo humano como um sistema de energias que podem ser influenciadas por outras energias no ambiente e conscientemente acedidas por qualquer pessoa para promover a cura, a saúde e o bem-estar. De acordo com a EEM, é possível curar o corpo através da ativação das energias de cura naturais do próprio corpo, restaurando, assim, as que se tornaram fracas, perturbadas ou desequilibradas. Para o efeito, utiliza técnicas de tradições consagradas pelo tempo, como Acupuntura, Yoga, Kinesiologia ou Qi Gong.
Indicações
Milhares de pessoas por todo o mundo têm utilizado a EEM para manterem a saúde e tratarem doenças; estimular o sistema imunitário, aliviar dores de cabeça, libertar o stress, melhorar a memória e a digestão, aliviar a artrite, as dores lombares, no ombro e pescoço, e aprender a lidar com a "poluição eletromagnética".
As técnicas simples e extremamente eficazes da EEM ajudam a manter as energias do corpo equilibradas, contribuindo para melhorar a saúde, aguçar a mente e aumentar a alegria e a vitalidade.
Intervenção
O fluxo, equilíbrio e harmonia do sistema energético podem ser restaurados e mantidos de maneira não-invasiva, tocando, massajando ou segurando determinados pontos de conexão de energia na pele (Pontos de Acupuntura); girando a mão sobre pontos energéticos fixos (Chakras); movimentando a mão ao longo de caminhos energéticos específicos na superfície da pele (Meridianos); pelo uso focado da mente para mover energias específicas (Intenção); ou através de posturas e exercícios físicos criados para efeitos energéticos específicos.
Um pouco como a medicina moderna, durante séculos, as diferentes culturas ao redor do mundo estudaram os diferentes sistemas energéticos do corpo de forma isolada, independentemente uns dos outros (i.e. meridianos, chacras, aura...). O modelo EEM trabalha com 9 sistemas energéticos diferentes, constituindo-se como um dos modelos mais completos e integrativos alguma vez desenvolvidos, podendo ser utilizado tanto como uma prática complementar em conjunto com outras abordagens médicas, quer como um sistema de suporte por si só.
Duração de Tratamento
Cada sessão tem uma duração aproximada de 1:30h. Atendendo que o tratamento é direccionado para as necessidades específicas de cada paciente, com base numa avaliação inicial, a frequência das sessões será determinada com base no mesmo pressuposto.